terça-feira, 22 de abril de 2008

A China é grande

‘A China é grande’. Para minha grande surpresa, esta foi uma das primeiras lições do meu Mestrado em Estudos Chineses. Um Professor Catedrático americano, das maior eminências internacionais em economia chinesa, começa o Mestrado a notar um facto que toda a gente sabe. No entanto, quase oito anos volvidos sobre esta lição, é das que mais me marcam e das que considero mais verdadeiras – e mais importante de reter.

Facilmente confirmamos que a China é um grande país, um dos maiores do mundo, com a maior população. O seu nível de poluição começa a afectar a Europa, a área de uma única província chinesa é maior que Portugal, a população de uma cidade como Shanghai ultrapassa a população portuguesa, e mesmo a população de uma vila ou aldeia é maior que a da nossa capital.

Mas ainda mais facilmente nos esquecemos o que isso significa na realidade. Vemos pontinhos no mapa da China a representar cidades e – com a nossa mentalidade da dimensão de Portugal – julgamos que as podemos percorrer num dia. Lemos sobre uma política que afectou algumas aldeias de uma província e esquecemos que estamos a falar de milhões de pessoas. Ouvimos de uma cidade como Shanghai ou Pequim e passa-nos ao lado que não estamos a falar de uma cidade como em Portugal, mas uma área maior que Grande Lisboa e o Grande Porto.

Para dar um exemplo, dias atrás uma amiga gozava-me porque demoro duas horas e meia a chegar ao aeroporto a partir de minha casa para apanhar um voo de uma hora. Diria um português – isso é como morar em Coimbra e ir a Lisboa apanhar um voo, não é diferente. Sim, mas a diferença é que eu moro em Pequim, e o aeroporto é o de Pequim. Eu moro a Sudoeste do quarto anel, o que significa que ao sul da minha casa ainda temos o quinto anel a área para além disso. O aeroporto é no nordeste do quinto anel. Poderia atravessar Pequim trasversalmente, mas devido a problemas de trânsito, tenho de seguir pelos anéis. Com algum trânsito pelo caminho, a minha viagem pode demorar entre 1 hora e meia a 2 horas e meia.

Ainda não estão convencidos? Ok, vejam o mapa de Pequim. A Praça de Tiananmen e a Cidade Proibida ocupam um pequeno ponto no centro. Atravessar a Cidade Proibida por fora desde a Praça de Tiananmen no Sul e o Beihai Park no Norte: pelo menos uma hora e meia a pé. De Sanlitun – um dos centros de entretenimento nocturno em Pequim – até minha casa durante a noite, sem trânsito: pelo menos uma hora de táxi.

De facto, a China é grande...

Sem comentários: